Lasik e ceratocone (contraindicação)


Galera, recebi uma dúvida bem pertinente aqui nos comentários, e decidi fazer um post sobre a questão.


A dúvida:

Boa tarde Marcela!!
Estou me planejando para fazer a cirurgia e claro, tenho muitas dúvidas.
Será que você conhece alguém, ou pode colocar no seu blog o questionamento relacionado ao laser para quem já tratou ceratocone?
Eu fiz um crosslinking para estabilizar o ceratocone em 2009 e desde lá minha visão esta estável. Gostaria de saber se alguém nessa situação fez o laser para correção de grau. 
Obrigado!!Att Indi 

O que é o ceratocone.
Eu sinceramente, nunca havia lido a respeito. Fiz uma breve busca na internet e encontrei os textos que apresento abaixo. Mas pelo visto o ceratocone é uma contraindicação para o Lasik.

O ideal, como sempre, é conversar com um ou mais oftalmologistas de confiança sobre o caso, que parece bem delicado.

1) Várias questões relacionadas com a córnea podem eliminar a possibilidade de uma pessoa se submeter à cirurgia LASIK. O ceratocone é uma doença em que a córnea se afina e assume uma forma anormal. Esta doença é uma contraindicação, porque a cirurgia LASIK também remove tecido da córnea e pode piorar a doença. Às vezes é um desafio para os cirurgiões oftalmologistas quando um paciente tem uma córnea fina devido a que o profissional tem que tomar uma decisão sobre se o LASIK é adequado ou não. Pacientes com cicatrizes excessivas na córnea não devem se submeter à cirurgia LASIK, pacientes com olho seco são muitas vezes excluídos da cirurgia porque tendem a piorar depois do LASIK.


2) Antes da cirurgia, é importante que o médico afaste qualquer possibilidade da existência do Ceratocone, quadro este que é de total contraindicação para a realização do procedimento. O Ceratocone é uma doença degenerativa do olho na qual as mudanças estruturais na córnea a tornam mais fina e a modificam para um formato mais cônico (ectasia) que o normal.
Esta doença é apresentada mais comumente em pacientes alérgicos, que coçam muito os olhos e possuem seu pico de ocorrências no final da segunda década de vida. O diagnóstico é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a Topografia da Córnea (exame que mostra em imagem o formato e relevo precisos da córnea).

Comentários

  1. Olá Marcela. Parabéns por estar mantendo este blog atualizado. Fiz a lasik em 28/02/18. Apenas dois dias atrás. Meu grau era pequeno 1,75 e 2,00 de miopia e menos de um grau de astigmatismo. Estou ótimo, praticamente não ha desconforto nenhum, apenas nas primeiras horas após a cirurgia que senti desconforto. Escrevo aqui porque a unica coisa que ainda me preocupa é que o olho esquerdo ainda está com a visão um pouco menos nítida que o olho direito. Com os dois olhos abertos fica muito boa a visão. Mas minha expectativa é de zerar o grau nos dois olhos. Pelas suas experiências, sabe me dizer se este meu olho esquerdo vai diminuir o grau com o passar dos dias ou meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes primeiros dias são muito instáveis mesmo viu. Vejo muitos casos em que isso ocorre. Agora, pode sim acontecer de ficar uma diferença em um dos olhos.

      Excluir
  2. Por que seu oftalmologista concordou em fazer a cirurgia nos seus olhos, sendo que você já tinha "olhos secos"? E quais são as perspectivas desse ressecamento daqui a 10 anos? Ele comentou algo a respeito?

    ResponderExcluir
  3. Ola, boa noite... Fiz a minha dia 23/05... Foram tirados -10 OD e -11 OE... Senti muita dor tambem, o 3 dia foi o pior, nada q eu fazia melhorava. Meu medico falou de enrolar gelo na gaze e deixar na palpebra que ajuda a desinchar e alivia a ardencia, funcionou na maioria dos dias, mas sexta nada ajudava, tive q tomar um lisador 1g pra tentar durmir, pq doia demais, felizmente foi melhorando com os dias... Hoje fazem 13 dias, mimha visao esta bem embaçada, mas como foram muitos graus, imagino que va demorar um pouco pra voltar ao normal mesmo... Legal este blog, me deixou menos preocupada com a visao embaçada, agora sei q vai demorar msm... Vlw...

    ResponderExcluir
  4. Olá marcela fiz a cirurgia a 10 dias estou ficando desesperada pois não enxergo de longe só até um metro a visão de perto esta ótima não consigo dirigir estou preocupada e assim mesmo por favor me responda obrigada bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela! Li seu blog e vários outros antes de fazer minha Lasik. Estou com 7 dias de operada e se você ainda receber relados, eu queria contar o meu!
    Eu estava ciente de todos os riscos e parte de mim queria desistir até o último minuto antes de deitar na maca, mas deu tudo certo até agora! Não senti dor alguma e meu olho sequer ficou vermelho após a cirurgia. Ler vários relatos (positivos e negativos) me ajudou muito a entender o quanto a individualidade interfere em todo o processo e que a cirurgia não é tão simples como os médicos passam, mas nem tão medonha quanto alguns blogs relatam.
    Se eu puder enviar meu relato me passe seu seu e-mail!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode enviar o texto pelo blog mesmo, ou pelo email marcelareinhardt@yahoo.com.br

      Excluir
  6. Minha mãe fez a cirurgia lasik em JUNHO e ainda hoje encontra-se com a visão com halos nas luzes a noite e sua visão fica escura quase sem enxergar, a impossibilitando de caminhar sozinha a noite, chora muito com isso e se arrependeu. De dia ela enxerga tudo longe como se estivesse longe as coisas e na verdade ta perto dela, uma sensação estranha. Nos exames esta tudo ótimo, mas a sensação e a escuridão(acuidade visual baixa) na visão a noite a incomoda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Seis meses já e ainda assim, já buscou outra opinião médica?
      A acuidade visual de uma pessoa que fez Lasik realmente nunca será a mesma de quem sempre teve a visão normal, mas não deve ser algo assim que incomode muito, em mim é algo muito discreto atualmente.
      Os halos podem levar mais tempo para sumir mesmo.
      Quanto ela tinha de miopia?

      Excluir

Postar um comentário

Divida com a gente a sua experiência, tire suas dúvidas, enfim... deixe aqui seu comentário!