2 anos depois

 

    Dois anos? Sério? Lembro perfeitamente do dia da cirurgia, das sensações, dos medos, das orações, do sono após chegar em casa. Da tensão ao acordar no outro dia. Da tentativa de colocar o óculos e perceber que aquilo não fazia mais sentido. Do medo de nada dar certo. Da esperança e confiança de tudo dar certo. De coisas dando errado. De tudo dando certo.
    O tempo é assim mesmo. Ele passa e a gente nem vê. Dois anos são como dois dias. Dois anos não é nada.
  Há dois anos minha vida mudou. Muita coisa aconteceu desde então. Coisas incríveis aconteceram. Minha auto estima mudou. Minha auto confiança mudou. Hoje me sinto uma pessoa independente. Hoje não temo quebrar o óculos no fim do dia e não conseguir voltar para casa. Hoje não preciso mais andar de braços com alguém para ir na ótica fazer novas lentes, porque as anteriores quebraram. Isso tudo se reflete positivamente na vida da gente.
    As coisas mudam se a gente se esforça para isso. Decidir fazer o Lasik não é fácil. Dá medo. Não é 100% garantido. Na internet fazem terrorismo. Mas a esperança sempre vence. E é apegada a ela que se toma a decisão.
    Hoje é dia de comemoração. Dia em que há dois anos minha vida mudou. E mudou para melhor!

Comentários

  1. Gente! Não façam essa merda de cirurgia! Eu grito por socorro com uma dor insuportável causada pelo lasik. Nada fácil viver refém de colírios e gels. Uma troca que não compensa mesmo. Daria tudo pra voltar atrás, e ter meu alto grau de miopia, mas sem dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      Não podemos generalizar nada sabe. Para mim deu super certo, para você não. Toda cirurgia tem seus riscos. Tem pessoas que fazem lipoaspiração e estão aí super bem, outras tiveram problemas graves e até morreram. É assim mesmo. Por isso digo, temos que ter cuidado, ler muito a respeito e somente fazer o lasik quando tiver certeza.
      Sobre os colírios e gels, no meu caso, não é um problema do Lasik. Eu tive lesões na córnea devido aos meus ressecamentos nos olhos, antes mesmo de fazer o procedimento, e óbvio que isso permanece.
      Quanto à sua dor. Você fez exames para tentar entender o que está acontecendo? Procurou outros oftalmos para tentar resolver? Conte-nos mais detalhes.

      Excluir
  2. Bom dia, gostaria que tirasse uma dúvida, eu tenho um mês e o olho direito zerou a miopia e astigmatismo, já o esquerdo ficou 1.75 de astigmatismo, o medico pediu para retornar em 60 dias para fazer a paquimetria, pois neste período o grau poderia diminuir sem precisar de retoque, gostaria de saber se você teve melhora gradual e quanto tempo demorou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Então, eu não lembro mais o tempo que levou cada coisa, mas tem as postagens que fiz no blog em que relato o dia a dia de tudo.

      Excluir
    2. Olá Anônimo,

      Apenas para acrescentar o que aconteceu comigo, sem tirar o espaço da Marcela, eu lhe informo:
      Eu operei há quatro meses, e sinto que somente nos últimos tempos isso vem melhorando pra mim. Eu tinha 2 graus de astigmatismo em cada olho e 5 de miopia. Acredito que em uns três meses você deve ver uma boa melhora na sua visão, lembrando que eu imagino o cenário LASIK. Caso você tenha realizado via PRK, pode ser que leve mais tempo.

      Abs,
      Hideki

      Excluir
  3. Oi Marcela, bom dia!
    É o Hideki novamente!

    Trago algumas curiosidades nesse passar do tempo, do qual tem uma que achei até bizarra e queria saber se isso também já aconteceu com você!

    1 - Depois da cirurgia LASIK, notei que consigo enxergar melhor as "tonalidades das cores", seja ela qual for. Essa é a descoberta bizarra, pois anteriormente usava óculos, assim como usei até quatro meses atrás e por incrível que pareça, não se trata da nitidez do objeto (que está perfeita), mas sim da cor ser mais "viva/nítida"!
    Eu tomei como base a luz do meu carro. É uma philips 4300k, do qual informam ser um tom branco levemente amarelado... e vou te falar, NUNCA eu via o amarelado quando usava os óculos!
    Pode ter sido uma falha na minha lente, mas eu ainda custo a acreditar nessa hipótese, visto que o meu grau era alto e eu pagava um valor considerável para ter uma lente de boa qualidade e que não virasse um fundo de garrafa, hehe.
    Antes eu enxergava BRANCO (com os óculos), depois da cirurgia, eu enxergo realmente o tom que eu deveria enxergar, um BRANCO com esse tom levemente amarelado!

    2 - Notei que consigo enxergar até alguma sujeira que gruda nos cílios! Isso fica ainda mais evidente se uma sujeirinha (um pelinho) grudar e eu olhar para o sol ou algum local bem iluminado!

    3 - Depois de uns dois meses operado, eu fiz uns testes na internet (tem vários, sei que é bem questionável, mas olha só...) para ver se eu tinha astigmatismo.
    Antes eu tinha e operei, mas aí fiz o teste e... ele indicava para olhar para algumas linhas e caso eu notasse uma diferença entre elas (uma cinza, outra mais escura)... eu teria astigmatismo.
    E com dois meses, eu notei que aparentemente eu teria astigmatismo ainda. Logo bate o desespero né, mas será que a cirurgia não deu certo? Você fica pensando...
    O tempo passa e fiz o teste hoje, quatro meses de operado pra+ ... e olha só, tudo normal! Eu não enxergo mais as diferenças que eu vi anteriormente. Todas as linhas estão com a mesma tonalidade/cor, sem diferença alguma!

    4 - Os halos estão começando a diminuir só agora. Na primeira semana de operado não tinha como dirigir de noite, era impossível. Hoje, é normal, bem aceitável e não incomoda o tanto quanto antes. Já dirigi em chuva, de noite e com neblina, algo impensável logo depois de operado.

    Sei que são apenas relatos e desculpe tomar todo esse espaço, mas eu achei que são pontos bem interessantes e curiosos e não encontrei relatos por aí de algumas coisas que eu passei. Só os halos que há comentários, mas não há muitos detalhes...

    Até mais Marcela!
    Hideki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hideki! Que bom que você voltou! Muito obrigada pelos teus relatos, são sempre uma fonte rica para todos nós!
      Que bom que os alos estão sumindo. Você é mais uma prova de que é tudo lento mesmo, mas que com o tempo a visão vai melhorando.
      Sobre as cores eu percebo esta nitidez na luz. Quando saio e tem bastante luminosidade na rua, eu sinto as cores muito nítidas, como nunca vi antes. Acho que tudo lindo e brilhante.

      Continue nos dando notícias também!
      Até breve!

      Excluir
  4. Olá, parabéns pelo blog! E muito obrigado por compartilhar essas informações pois eu, assim como muitos que escreveram aqui, estava desanimada com a recuperação mas entendo que devemos ter paciência. Tenho 4 dias de operada e sinto muitas dores de cabeça especialmente na região da testa. Você sentiu isso também? E como anda o embaçamento do olho esquerdo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphaela! Obrigada pela visita!
      Eu não tive dores de cabeça, mas conheço pessoas que tiveram sim este sintoma nos primeiros dias. Atualmente vejo bem dos dois olhos, porém preciso de colírios em função do ressecamento que faz com que a visão pareça embaçada.
      Lembrando que eu sempre tive olhos muito ressecados, muito antes de fazer a cirurgia. No meu caso não é uma consequência da cirurgia.
      Volte sempre!

      Excluir
  5. Olá, Marcela! Muito bacana a iniciativa do blog! Li dias antes de fazer a cirurgia e certamente me deixou um pouco mais preparado.
    Hoje estou no segundo dia após a cirurgia e sentindo alguns dos sintomas que você relatou como sensação de embaçado e dificuldades com a visão noturna.
    No momento, o que mais me incomoda é a diferença entre o olho direito e esquerdo. Essa diferença que você cita durante toda a trajetória ainda existe? É grande ou quase nula?

    Obrigado ;)

    Edmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda existe, mas é pouco significativa. Na verdade só se eu for fechar um olho para perceber a diferença. No dia a dia é tranquilo. Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oii, voltei para dizer que estou com menos dores de cabeça, e hoje, com 8 dias de operada, fui ao retorno com o médico e ele explicou que no caso da cirurgia para hipermetropia, os musculos vão aprender a relaxar (pois os hipermetropes vivem com os musculos oculares tensionados) e esse processo pode causar dores de cabeça sim. Qualquer informação venho aqui compartilhar para agregar a estas já tão valiosas deste blog! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi aqui é Gustavo.. mto bom seu blog.
    Fiz Lasik a 6 dias e to meio desesperado com sensação de areia nos olhos, ardência e olho ressecado.
    Fico com medo de nao melhorar.. amanha volto ao consultorio medico.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcela! Primeiramente gostaria de agradecer pelo blog feito, está me ajudando muito!

    Fiz a minha cirurgia na sexta feira as 11h, e sai de lá nos primeiros minutos vendo quase tudo, placas de carro e etc, mas depois de uns 10 minutos me deu sensação de areia no olho, até chegar em casa e descansar.

    No segundo dia (ontem, 26/3) minha visão estava bem boa, conseguia enxergar bastante coisas mas com um certo embaçamento.
    Hoje (26/3), acordei sentindo minha visão bem embaçada, especialmente o olho esquerdo.

    Gostaria de saber se seria normal, sei que está meio cedo, mas como você já passou por isso, sabe melhor do qe eu hehhe.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog, tenho certeza que já ajudou, e continuará ajudando muitas pessoas.

    Nicolas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcela,
    Como vai?

    Eu tinha 6,75 e 6,5 de miopia, e 1,75 em cada olho de astigmatismo. Fiz minha a Lasik dia 24/3 as 11h... Sai de la enxergando as placas de carros e etc, mas depois de uns 20 minutos me veio uma sensação muito forte de ardência e de areia nos olhos, até chegar em casa e descansar.
    Ontem (25/3), minha visão estava boa, conseguia ler as coisas com certa facilidade, mas meio embaçado.

    Hoje 26/3, acordei com a visão bem mais embaçada, principalmente no olho esquerdo.

    Você saberia me dizer se isso seria normal? Sei que esta bem cedo (aoenas 3 dias de cirurgia, mas como você ja passou por isso, sabe como é a sensação hehehe.

    Parabéns pelo blog!!!

    Nicolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicolas! Obrigada por acompanhar o Blog, espero que de algum modo possa ter te ajudado!
      Sobre o embaçamento é muito normal, dá uma olhadinha nos posts do meu pós cirúrgico e verás que eu e outras pessoas passamos por situações parecidas com a sua. Claro, o ideal é sempre conversar com seu oftalmo para que ele te diga se realmente está tudo indo bem. Mas aquela magia que algumas pessoas relatam de no outro dia já estar enxergando super bem é raro viu, a maioria das pessoas leva um tempo para ter sua visão normalizada.
      Abraços e depois volta para nos contar mais sobre seu processo!

      Excluir
    2. Nicolas, tudo bem?

      A Marcela já respondeu aqui, mas vale o reforço.
      O resultado final pode demorar um pouco, vá com calma. Eu também pensava dessa forma, mas notei que o resultado definitivo nunca é imediato.

      Eu tinha 5 graus de miopia e 2 de astigmatismo. Já tenho um pouco de mais um ano de operado. A minha percepção hoje é completamente diferente.
      Espera fazer um mês e depois reporta o que mudou!

      Abraços!
      Hideki

      Excluir
    3. Olá Marcela e Hideki! Tudo bem com vocês?
      Muito obrigado pelas respostas, hoje completaram duas semanas da cirurgia e eu estou mais acostumado com o embaçamento.

      Dei uma lida nos relatos da Marcela e tambem do Hideki, e percebi que é uma situação completamente normal. Isso me deixou muito mais aliviado.
      Só de estar enxergando e dirigindo (até mesmo a noite) sem óculos e lentes de contato, já me deixa muito feliz com a minha escolha.

      Continuarei acompanhando o blog e deixando mais relatos com o passar do tempo.

      Abraços a todos.

      Nicolas.

      Excluir
  10. Olá !!!!
    Fiz a cirurgia lasik no dia 19 de maio, tem quase três semanas. Meu grau era super alto, creio que o maior que eu vi relatado aqui. Em poucos dias já vi a diferença na minha visão, meu olho direito enxerga muito melhor do que eu poderia imaginar, percebe bem as cores e foca bem nas letras pequenas; já o esquerdo está meio embaçado, sem foco. Percebi mais isso qnd voltei ao trabalho e comecei a comparar um olho com o outro. Eu achava que os resultados com o lasik eram rápidos pois sempre vi depoimentos de gente que saia enxergando tudo, e o PRK eu achava que tivesse uma recuperação bem mais lenta. Eu saí da cirurgia enxergando bem melhor, mas ainda nao 100% pq meu grau era muito alto, mas já podia andar sozinha. Minha preocupação mesmo é com a demora em melhorar o embaçamento, pois para mim isso se justificaria se fosse o prk e nao lasik.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sam, como você está hoje? Faz um comentário com todo o seu relato e publica no post "compartilhe sua experiência também" para que eu possa fazer um post exclusivo com a sua experiência que parece agregar muito para todos nós.

      Eu sou a prova de que o Lasik não é mágico... poucos são os relatos de pessoas que ficaram com a visão perfeita no outro dia, a maioria das pessoas levam um tempo mesmo. Meu oftalmo sempre lembra que em função do grau elevado, o resultado vem com mais lentidão.

      Um bjo e obrigada por acompanhar o blog!

      Excluir
  11. Olá a todos! Meu nome é Taís...fiz minha cirurgia há 3 dias e talvez seja a prova de que o grau alto realmente ocasiona uma evolução lenta...foram -11 graus para correção de miopia (-9.25) e astigmatismo (-1.75). Falei ao médico, quando fui retirar as lentes terapêuticas, que a minha sensação era de estar menos míope, não com a visão zerada...ele disse que a tendência é melhorar com o passar dos dias e só depois do prazo de estabilização era possível avaliar se necessitaria de retoque.
    O meu pós-operatório foi sofrido porque tenho olho pequeno, então o procedimento foi mais tenso, a equipe forçando a abertura para fazer o laser com precisão, acabei saindo com os olhos inchados e muito doloridos. Mas melhorou no mesmo dia, após dormir e usar os colírios e analgésicos. O embaçamento é difícil de lidar, não consigo dirigir ainda, por exemplo, diferente de outros relatos que li. Persiste a sensação de ser menos míope, mas está bem recente, não é? Sigo esperançosa por melhoria...tenho revisão agendada na semana que vem, quando vou esclarecer dúvidas. Vocês também tiveram orientação firme quanto a evitar poeira e água de chuveiro, principalmente? Sonho lavar o cabelo no chuveiro...rsrs meus fios são oleosos e me faz uma falta tremenda. Mas tenho medo de infecção, então, estou seguindo à risca. Quanto aos óculos, tenho necessidade deles mesmo dentro de casa, por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!!
      Muito obrigada pelo seu relato! São sempre muito importantes para todos nós!
      Sim, essa coisa do cabelo é um problema hahaah eu também tenho cabelos oleosos e tive que ter esse cuidado sim para não escorrer água.
      Espero que vá melhorando sua visão, porque o embaçamento é realmente algo que demora um pouco para voltar ao normal.
      Beijos e sucesso!
      Volta aqui depois para contar para a gente como você ficou!

      Excluir

Postar um comentário

Divida com a gente a sua experiência, tire suas dúvidas, enfim... deixe aqui seu comentário!