Dúvida: como estão as pessoas que fizeram Lasik há mais de 5 anos

Oi queridos!

A Bruna deixou um comentário na postagem sobre ressecamento e eu achei muito legal o questionamento dela, por isso decidi fazer um post novo a respeito.
Leiam o que ela escreveu:

"Olá, meu nome é Bruna, ainda não fiz a cirurgia, tenho um pouco de receio quanto aos efeitos colaterais, pois os médicos que consultei até hoje não me passaram confiança suficiente.
Gostaria de saber de alguém que fez essa cirurgia a alguns anos atrás 5 ou 10 anos atras para saber como esta sua vida hoje em dia, se houve complicações, com a chegada de uma idade mais avançada, como o olho reage depois de alguns anos. Desde já obg
."

Agora passo a bola para quem já fez a cirurgia há mais de 5 anos!
O que tenho observado é que depois de passado algum tempo e depois de ter dado tudo certo, as pessoas param de dar notícias sobre como estão. Estamos um pouco carentes de informações a longo prazo.
Então, se você fez o Lasik há mais de 5 anos, dá uns minutinhos do seu tempo para nós, para nos contar da sua experiência?

Comentários

  1. Oi Marcela! Hoje fazem quatro dias que fiz a cirurgia. Enxergava muito bem com lentes de contato e óculos, mas por causa do cansaço que estavam me causando, e da dependência que você relata (sem óculos não conseguia fazer nada), optei por fazer a cirurgia. Estou me sentindo um pouco mal com essa visão embaçada, nem sei se foi a decisão certa, está difícil... não consegui trabalhar essa semana, e como fico o dia inteiro no computador, não vai ser fácil! Me vi nos seus relatos. No meu caso meu olho esquerdo está muito melhor que o direto, que ficou ainda com grau, e eu sabia que ficaria antes mesmo da cirurgia, pois por causa da idade a médica me disse que seria melhor deixar um pouco. Tinha quase 10 graus no direto e aproximadamente 8 no esquerdo. Já estava ficando muito desesperada, achando que seria assim para sempre, pois o que vejo nos sites de informações sobre a cirurgia é que algumas pessoas retornam às atividades "normais" no dia seguinte!!! Confesso que lendo seu blog fiquei muito mais tranquila. Agradeço as informações, me ajudaram bastante a não ficar tão tensa e desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana! E agora que passaram mais dias, como você está?
      Pois é, esta história de cirurgia milagrosa em que no outro dia já se vê tudo perfeitamente não rolou comigo também.

      Excluir
  2. Procurei este blog justamente em busca desta resposta.
    Fiz Lasik tem 6 anos e venho notado diferença na minha visao. Quando entro em locais com muita iluminação fica tudo embaçado...realmente gostaria de saber se isso ainda e normal ou se e por conta da idade tambem, quando fiz a cirurgia tinha 38 agora tenho 44. Aguardo comentario de alguém com caso parecido com o meu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você chegou a visitar um oftalmo para ver o que ele lhe dizia? Acho pertinente no seu caso. Não sei se a idade influencia, mas sei que a miopia pode voltar quanto mais velhos vamos ficando.

      Excluir
  3. tenho medo de 2 coisas, nao dar certo a cirurgia e o oculos e a lente nao resolverem mais, e a longo prazo, quando chegar a hora de fazer uma cirurgia de catarata por exemplo? Sera que o olho suportaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo... Acho que se tu tens medo não deves fazer. Só temos que fazer aquilo no qual confiamos. Devemos enfrentar desafios e vencer nossos medos, mas nunca fazer uma procedimento cirúrgico se tu não estás certo disso.

      Excluir
  4. Ola, tenho 27 anos e fiz a operação há 5 anos. Minha visão fica esbranquiçada com muita claridade ou em situações aleatórias. Se eu soubesse que ficaria assim nunca teria operado. Antes uma visão saudável com óculos do que uma não a satisfatória sem ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre foi assim Marília ou só depois de um tempo é que começou?

      Excluir
  5. Olá Marcela! Legal seu blog!
    Posso me intrometer? Gostaria de deixar um pequeno mas sincero depoimento.
    Eu fiz LASIK no dia 21 de dezembro de 2004! Isso mesmo, esse ano completam-se 12 anos. Tenho hoje 37 anos. E na época já fiz o dito Lasik "personalizado".
    Não quero desencorajar quem queira fazer. Porque cada pessoa terá um resultado diferente. Na época, fiz porque um colega meu havia feito, e me encorajou, mas para ele foi quase um milagre, porque ele tinha mais de 20 graus de miopia em cada olho.
    Mas na minha experiência, o que posso dizer é que foi o dinheiro mais mal empregado da minha vida. Porque o LASIK é uma enganação. As pessoas fazem pensando que vão enxergar melhor do que enxergavam com óculos. Só que o seu grau continua evoluindo, e isso é uma coisa que os médicos não fazem questão de explicar. Aliás, andei sabendo que esse tipo de cirurgia foi proibida nos Estados Unidos.
    Eu fiz porque tinha astigmatismo em graus bem diferentes nos dois olhos (3,00 no direito e 1,50 no esquerdo).
    Hoje tenho a visão quase tão ruim quanto antes de fazer. Não é só questão do grau (hoje tenho 0,75 e 0,50), mas principalmente das ditas "aberrações". Quando se olha para uma luz, à noite é um horror (dirigir à noite, numa estrada, nem pensar). Além disso o eixo do astigmatismo continua mudando, porque hoje sabe-se que a córnea passa por um processo de cicatrização eterna. Para ter uma ideia, nos últimos 10 anos troquei de lentes de óculos 22 vezes. E não consigo ficar sem. Senti necessidade de usar óculos novamente 1 ano depois de ter feito a cirurgia. Além disso é uma vida eterna pingando colírio para "olho seco", pois à noite a produção lacrimal fica quase a zero. E antes não era assim. Outra questão é a visão para perto. Fica pior a cada dia.
    Sinceramente, se eu pudesse voltar no tempo, desfazer tudo e voltar para a condição que eu tinha antes de operar, aceitaria sem dúvidas! Pois pelo menos os eixos do astigmatismo eram bem definidos e nunca haviam me incomodado. A minha situação hoje é que, é ruim com óculos, e pior sem. Tem momentos em que desanima, sabe? Mas vamos levando. Espero que eu não sirva de impedimento para ninguém que esteja convicto a fazer. Acho que, se é o que a pessoa quer, deve fazer. Mas que faça consciente de que não é nenhum milagre. Qualquer dúvida ou esclarecimento que alguém quiser, fico à disposição. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Obrigada por compartilhar sua experiência! Acho importante sabermos das opiniões bem e mau sucedidas.
      Uma das coisas que eu lembro de já ter comentado aqui é a questão da evolução da miopia. O lasik não cura miopia, apenas zera ou se aproxima disso. Concordo que quem tem baixo grau não deve fazê-la. Porque pode voltar a evoluir e rapidamente pode atingir o grau que tinha antes. No meu caso, se eu não tivesse feito quantos graus teria aos 50 anos? Atualmente estou zerada e prefiro recomeçar do zero do que continuar dos quase 8 graus.
      Realmente sua experiência é bem ruim, que pena. Eu não tenho esses problemas que você relata, mas é importante termos em mente que pode ocorrer.
      Sobre o ressecamento, é como eu digo. Eu não sou parâmetro, porque sempre tive ressecamento, não foi algo oriundo da cirurgia.
      Que pena mesmo que não deu certo para você, visão é algo muito importante para brincarmos com ela. :/



      Estes sites falam que nos Estados Unidos se faz sim em larga escala o lasik. Qual sua fonte sobre a proibição do procedimento no país?
      Mais uma vez obrigada por compartilhar sua experiência ;)

      Excluir
    2. Quem me disse foi essa pessoa que me convenceu a fazer o Lasik. Que o PRK estaria sendo preferido. Porém não sei até que ponto essa informação é verdadeira. Eu imaginaria ser um abandono da técnica e não uma "proibição" propriamente dita. É que os americanos possuem um senso de justiça muito apurado. Por lá, se alguma coisa que mexe com a saúde das pessoas não der certo, a lei age.
      O caso é que aqui no Brasil esses procedimentos eletivos são vendidos como se fossem milagres.
      No meu caso, não foi exatamente um procedimento malsucedido, mas sim uma, digamos, falsa ilusão...

      Excluir
  6. Fiz um blog para ajudar quem quiser operar pela UNIFESP, lá custa R$ 750,00.

    http://refrativaunifesp.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fiz a cirurgia a mais de 10 anos.
    Se eu pudesse voltar atrás, continuaria com minhas lentes de contato.
    Pela manhã minha visão é turva, preciso pingar colírio para melhorar um pouco.
    Dirigir a noite nem pensar.

    Se você fizer Lasik não vai precisar de óculos, mas sua visão nunca mais será a mesma.

    Quem me dera ter lido isso antes de fazer a cirurgia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Divida com a gente a sua experiência, tire suas dúvidas, enfim... deixe aqui seu comentário!