Experiência do Filipe Emanuel

Oi queridos!!! O Filipe compartilhou conosco de forma muito detalhada a sua experiência. Creio que ela vem fortemente contribuir com as nossas... Desculpe Filipe pela demora em postar e muita gratidão pelo relato!

"Olá pessoal, meu relato:
Antes da cirurgia: (miopia | astigmatismo)
OD: - 4.50 | - 0.50 
OE: - 3,75 | - 1.25
Custos:
Cirurgia (dois olhos): R$ 6.464, paguei 4.500 e o convênio cobriu R$ 1964 (o convênio só cobre uma técnica antiga convencional, o hospital nem faz, paguei a diferença). 
Colírios: R$ 115,40 (2 frascos do lubrificante + antibiótico/corticoide).
Exames pré-operatórios: 4 pelo convênio e 1 pentacam R$ 150. Consultas: pelo convênio 
Total: R$ 6.729,40


Dia 0 – Cirurgia personalizada LASIK + LENSx (Femtosecond)
Fiz a técnica LASIK + Femtosecond. Funciona assim: é preciso abrir a córnea antes, fazendo o que eles chamam de “flap”, pode ser com um bisturi automizado pela máquina ou por um laser (Femtosecond - LENSX). Segundo o médico, o LENSX reduz o risco de deslocar o “flap” se tiver um trauma grave no ocular no futuro. Mas, não é um trauma qualquer que vai deslocá-lo quando feito com bisturi. Feito o flap segue para o laser LASIK, o médico aplica-o na parte interna da córnea aberta para corrigir a alteração visual. 
No meu caso a abertura do “flap” com o LENSX custou 1.000 reais a mais pois são máquinas mais modernas.
Cheguei no hospital às 11:30, assinei um termo de responsabilidade, nele dizia que a chance de permanecer um grau residual era de 10%. Vesti roupa de centro cirúrgico, e os técnicos pingam colírio de anestésico várias vezes e limpam a região periocular com substâncias antissépticas. O médico chegou às 12h, eu era o segundo da fila de cirurgia. Na primeira sala fiz o flap. A máquina comprime o olho até a visão ficar toda preta, tomei um susto, mas não me mexi, antes do segundo olho perguntei e explicaram ser normal devido a compressão dos vasos do olho. Por fim a máquina faz o flap. Dura 5-10 minutos. Não doeu, pois estava bem anestesiado. Saí com a visão toda borrada, como se estivesse uma nuvem no caminho da vista, o direito pior que o esquerdo.
Aguardei mais uns 15 minutos, segundo eles para sair certas bolhas que o laser deixa. Mais algumas gotas de anestésico e fui levado à outra sala para aplicar laser LASIK. Na maca o oftalmologista pede para fixar o olho em uma luz, enquanto ele mexe no olho, abre o flap, e aplica o laser, sobe um cheiro de queimado quando aplica-o, dura poucos segundos, ele fecha o flap e coloca uma lente de contato protetora, passa uma vassourinha na lente, hilário. Dura 10 minutos.
Saí da cirurgia sentindo nada, recebi as orientações pelo médico e enfermagem. Ganhei uns óculos preto estilo equipamento de proteção individual. Recomendaram dormir logo que chegar em casa pois não enxerga tão bem logo que sai, fica uma nuvem ofuscando. Orientado a aplicar os colírios, um de 30/30 minutos lubrificante no primeiro dia e outro antibiótico/corticoide de 6/6 horas. Saí do hospital às 14:30.
Olhei meu olho no espelho diante da turvação, estava bem vermelho e com pequenas hemorragias conjuntivais. Decidi dormir, duas horas após acordei e foi o pior momento, o olho ardia e lacrimejava muito, uma dor em queimação infernal, passou o efeito dos colírios anestésicos, pedi ajuda e apliquei o lubrificante, mas a dor não passava então tomei um analgésico e um anti-inflamatório via oral e dormi de novo. Acordei horas depois com menos dor e um pouco de arranhão no olho.
A visão não fica boa no primeiro dia devido a lente que está no olho. Apesar da dor, dormi tranquilo o resto do dia. Não dava para fazer muita coisa devido a visão turva, então basicamente dormi e ouvi música.


Dia 1 – Tudo turvo
Acordei com o olho tranquilo, ainda turvo. Fui à primeira consulta pós-operatória. O oftalmologista retirou a lente de contato que estava no olho para proteger o olho e manter o flap estável. A retirada da lente foi rápida e indolor. Mas, senti um leve incômodo, arranhão no olho direito, imaginei ser normal. Fiz primeiro teste de visão na tabela Snellen (aquela de letrinhas). Fui bem, mas já queria ter lido a tabela inteira hahaha. O oftalmologista disse que minha visão já estava 90%, nível igual ou melhor que pessoas normais, meu olho ainda iria melhorar a visão pois ainda tinha edema de córnea e provavelmente eu não iria mais precisar usar óculos (Alegria!). Aos ansiosos, também queria uma visão já 100%, mas sempre penso como era antes. Consegui ver minha mão bem a dois palmos de distância e já era uma felicidade, não conseguia antes da cirurgia sem óculos.
Tirei algumas últimas dúvidas e orientações: usar o óculos de proteção por mais 2 semanas quando sair de casa, pingar os colírios (lubrificante agora de 1/1 hora e completar o antibiótico/corticoide 10 dias), só dirigir 1 semana após cirurgia, permitiu tomar banho já molhando a cabeça, só tomar cuidado para não cair água forte no olho e não esfregar os olhos. Perguntei também se sentiria dor no olho como no primeiro dia logo após a cirurgia, disse-me que provavelmente não sentiria mais dor.
Eis a parte ruim, quando cheguei em casa, o olho direito começou a arranhar e doer a cada piscada da pálpebra superior apesar da visão boa. Preferi dormir. Dormi simplesmente a tarde inteira e à noite pela dor. A luz incomodava também.


Dia 2 – Pior dia.
Esse foi o pior dia, acordei bem, mas 30 minutos depois o arranhão no olho direito estava muito pior, cada piscada era como se estivessem mordendo o meu olho, horrível. Tomei o café-da-manhã quase sem conseguir abrir o olho direito. O olho esquerdo estava ótimo, vez ou outra sentia leve arranhada. 
Liguei para o meu médico, ele foi super atencioso e explicou que esse olho demoraria um pouco mais a recuperar pois teve um pouco de dificuldade na hora de levantar o flap e por isso estava mais inflamado. E de fato esse olho tinha mais pequenas hemorragias. Recomendou ficar com o olho fechado o máximo possível, aplicar o lubrificante mais vezes, cheguei a aplicar até a cada 10 minutos, tomar um analgésico simples, tomei dipirona e anti-inflamatório e de fato aliviou em parte. Por fim disse que se piorasse procurar a urgência oftalmológica do hospital (pois era domingo) ou antecipar a consulta de reavaliação para o dia seguinte para recolocar uma lente protetora.
Dormi mais uma vez quase o dia todo e escutando música. Por um momento pensei que a cirurgia tivesse dado errado, procurei relatos da internet em um momento de melhora e foi um erro, vi uns relatos malsucedidos, decidi parar de ler e voltar a dormir.
À noite, a dor estava mesmo com o olho fechado e liguei para o médico novamente e agendei vê-lo no dia seguinte.


Dia 3 – Ufa!
Acordei com o olho direito sem arranhar e sem dor, duvidei a princípio pois foi assim no início do dia anterior. Mas, permaneci assim, algumas vezes senti o arranhão agoniante, nada muito intenso e sempre menos de 3 minutos. Finalmente acalmei, fiquei feliz. Mandei mensagem pro meu médico e mantive o retorno daqui a dois dias.
Consegui ler já de perto e à distância. Só permanecia um pouco turvo, como uma nuvem discreta. Dia suave, li no computador, assisti séries, estudei e descansei. Dia muito positivo.
Li mais relatos da cirurgia, e alguns reclamaram de efeitos colaterais da cirurgia. Entre elas os chamados halos, starbursts, olho seco e permanência de certo grau de refração a despeito da cirurgia. Não tinha parado para avaliar se tinha esses efeitos. E percebi que de fato as luzes estão mais intensas com um certo halo de luz e até um arco-íris ao redor de luzes fortes, mas não vi dificuldade para as minhas atividades e presumo não irá dificultar para dirigir. E o grande detalhe, eu já tinha esses halos antes da cirurgia quando usava óculos e lentes de contato, mas eram menos intensos. Considero os benefícios da cirurgia maiores que os efeitos adversos, mas é importante conhecê-los e tirar todas as dúvidas com seu médico. Pode ser que parte dessas pessoas que acharam ter esses efeitos colaterais já tinham antes e não percebiam ou para elas de fato seja de maior incômodo. Li um relato que uma moça percebeu uma assimetria de tamanho de um olho em relação ao outro e ao buscar fotos antigas, já tinha essa assimetria e não percebia.


Dia 4 - Flutuação
Acordei com a visão sem tanta nuvem fosca, mas meio desfocada, parecia estar pior que no dia anterior com uma leve queda na acuidade visual, percebo uma dificuldade de ler variando durante o dia. Por vezes, o olho direito parece melhor, outras vezes o esquerdo.
Ao longo do dia a vista foi ficando mais desfocada e com um pouco da nebulosidade fosca. Um pouco desanimador, mas li relatos antes sobre a flutuação da visão nos primeiros dias.


Dia 5 – Consulta médica
Retornei ao meu médico de manhã, minha visão do olho direito melhorou. Na consulta ele testou minha visão na tabela Snellen, e usando ambos os olhos consegui ler TODAS as letras. Com o olho esquerdo não via todas as letras, mas meu médico disse não ser a hora de avaliar os olhos separados, só com 1 mês e ser normal a flutuação na visão entre os olhos e ao longo do dia. 
Depois testou com o aparelho cada olho, o direito está cicatrizando bem, apesar de ainda dar umas fisgadas incômodas, mas indolores. O esquerdo estava mais seco. Acordo com os olhos muito secos mesmo, ele orientou aumentar a frequência de uso do colírio lubrificante por ao menos 1 vez por hora. O chato é o fato do colírio deixar a vista turva por uns minutos.


Dia 6 – Lagoftalmo e Faróis
Estou sofrendo com um problema prévio à cirurgia chamado lagoftalmo, condição na qual o olho não fecha tão bem quando dorme, a pálpebra superior fica parcialmente entreaberta, podendo dificultar a lubrificação do olho e causar secura do olho. Antes já tinha isso, e moro em Brasília, onde a umidade do ar é baixíssima. Já sentia isso antes da cirurgia, mas após a cirurgia acordo com o olho ardendo muito e muito seco, ficou pior. 
Hoje foi a primeira vez que dirigi novamente à noite, e realmente os faróis dos outros carros estão muito intensos, com halo ao redor deles muito forte. Algumas pessoas podem ter dificuldade de dirigir com essa intensidade de luz. Esperar para ver se vai reduzir esse halo. Sem falar que no final do dia já chego com a vista bem cansada e turva.


Dia 7 – Normalidade
Estou feliz com o resultado até aqui. Acredito ser possível ficar um grau residual em cada olho, mas nada como necessidade de usar óculos depois. Consigo ler, usar o computador, ver minhas séries, estudar e dirigir. Ainda sinto um certo embaçado na visão quando acordo, esta melhora após um banho, e também no final da noite, provavelmente de cansaço.
Pra lidar com o olho seco e o lagoftalmo tenho dormido com tapa-olhos, mas acordo à noite e de manhã com os olhos ardendo um pouco ainda.
À medida que os dias forem passando relato aqui as novidades.
Desejo sucesso a todos. Cuidado com os relatos, são ponto de vista de leigos, pesquisem, leiam e tirem dúvidas com seus médicos."

Comentários

  1. Olá, pesquisando sobre comentários da Lasik encontrei esse blog e fico muito grata a ele, saber da experiências dos outros é reconfortante (até mesmo as ruins, pois nada é um mar de rosas). Fiz a cirurgia Lasik dia 20 de fevereiro, foi tranquila e muito rápida, mas não foi tão boa como dizem, eu senti muita dor após a cirurgia, meus olhos ardiam, tinha a sensação de areia, lacrimejava muito e não dava pra abrir, foi assim por umas 4 horas, depois passou e pude abrir. Tive todos os sintomas descritos pelo oftalmo, visão turva, halos, olho vermelho, sensibilidade a luz, areia, ardência e etc TUDO APÓS AS 4 HORAS, já no outro dia, 21, já tinha consulta e minha visão estava bem, só sentia um pouco de areia no olho, mas isso passava com o colírio (HYLO-COMOD), na consulta o oftalmo examinou e disse que minha visão estava melhor do que o esperado, enxergava melhor do que ele imaginava, já que a visão não vem de imediato. Estou fazendo consultas num intervalo de 2 a 4 dias e uma coisa que estranhei no procedimento é que não teve lente, disseram que no meu caso não era necessário. Bom, a partir do terceiro dia comecei a sentir ardência ao usar os colírios e dor em volta dos olhos, fui alertada que era normal por conta da cicatrização, amanhã, 27, terei outra consulta fechando uma semana, irei perguntar novamente sobre esses sintomas. No mais, minha visão continua muito boa para longe, de perto fica meio embasado, mas possivel de enxergar. Estou ansiosa para fechar 1 mês, 3 meses.... Por que é cansativo estar sempre em alerta para nada cair no olho (lavar o cabelo é uma tarefa árdua).

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Marcela!!
    Estou me planejando para fazer a cirurgia e claro, tenho muitas dúvidas.
    Será que você conhece alguém, ou pode colocar no seu blog o questionamento relacionado ao laser para quem já tratou ceratocone?
    Eu fiz um crosslinking para estabilizar o ceratocone em 2009 e desde lá minha visão esta estável. Gostaria de saber se alguém nessa situação fez o laser para correção de grau.
    Obrigado!!
    Att Indi

    ResponderExcluir
  3. Olá! Marquei minha cirurgia para o dia 5/07/2018, desde então venho procurando relatos na internet e estou com muito medo. Minhas dúvidas são com relação a visão noturna, em todos os relatos que li, disseram que a visão noturna piorou, gostaria de saber se tem alguém por aqui que a visão noturna ficou boa. Outra dúvida é com relação ao grau voltar, conheço pessoas que mesmo depois da cirurgia o grau voltou =(

    ResponderExcluir
  4. Olá eu fiz a 3 meses confesso que estou preocupada até hoje meu olho esquerdo tem areia e não enxergo de longe direito e halos ñ consigo dirigir a noite mais ...ñ aconselho ninguém a fazer essa cirurgia...obg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Divida com a gente a sua experiência, tire suas dúvidas, enfim... deixe aqui seu comentário!